ITBI em Itajaí

19 de julho de 2023

Em decisão promulgada no mês de maio, abrangendo somente as empresas associadas ao Sinduscon da Foz Itajaí, o Sindicato obteve sentença favorável ao mandado de segurança coletiva preventivo interposto na Vara da Fazenda Pública de Itajaí, com o intuito de que a cidade passe a suspender a exigência de recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), em promessa de compra e venda e cessão de direitos de imóveis. 

A cobrança do tributo será feita apenas no momento da transcrição definitiva do título de transferência no Cartório de Registro de Imóveis, fato antes que era realizado na lavratura de Escritura Pública. O município garantirá o cumprimento da medida liminar, comunicando aos Tabelionatos da Comarca de Itajaí que se abstenham de exigir a comprovação do recolhimento do imposto , sob pena de multa  diária de R$ 1 mil.

O engenheiro civil e presidente do Sinduscon Fábio Inthurn, afirmou que esta é mais uma conquista em prol dos associados. “ Essa sentença garante segurança jurídica às operações das empresas da construção civil de Itajaí. Reforçamos nosso compromisso de atuar junto aos órgãos públicos na defesa dos interesses e direitos dos empresários do setor”, ressalta.

Selic e o Mercado Financeiro

27 de março de 2023

O impacto da Taxa Selic no mercado financeiro. 

Nos últimos meses o Comite de Politica Monetária (COPOM), tem encontrado dificuldades em reajustar para mais ou para menos a Taxa Selic, o motivo por trás de tais dúvidas, seria se o atual governo é capaz de manter as contas públicas no azul, para qual lado as atividades econômicas do Brasil estão se encaminhando e o grande cenário externo que vem desencadeando uma grande crise de quebra de bancos internacionais. Tudo isso fez com que a mesa do Comite mantivesse a taxa estável em 13,75% ao ano.

Entretanto, não mover a taxa, acaba não sendo tão benéfico assim para as atividades econômicas do país, tendo em vista que as projeções de inflação têm aumentado mês a mês e muitos setores se mostraram desconfiantes com o mercado financeiro brasileiro. 

Por outro lado, se o mercado financeiro sofreu grande impacto nesses últimos meses, com a perda de capital nacional e estrangeiro, o mercado imobiliário tem crescido cada vez mais à ponto de estar tentando puxar a economia para cima, com o grande recorde de vendas imobiliárias que o setor está passando, principalmente no estado de Santa Catarina. Não é de hoje que os imóveis são o principal refúgio de investidores em períodos de crises nacionais ou internacionais, a inflação ajuda a valorizar os imóveis pelo fato de encarecer o custo da matéria prima para a construção e nos momentos de deflação os imóveis também valorizam pela lei da oferta e da demanda. 

O que esperar para os próximos meses? 

Se você está esperando uma mudança de imediato por parte do Banco Central, para enfim poder investir seu dinheiro em ações, titulos de renda fixa e FII’s , é melhor não contar com essa hipótese, pois o BC tem se mostrado totalmente contrário a política econômica adotada pelo atual governo e pela falta de sensibilidade por partes dos ministros com os investidores da IBOVESPA. 

Tudo isso leva a crer em mais quedas no mercado financeiro e uma alta valorização no mercado imobiliário brasileiro, principalmente para a região sul do país, onde há bons índices de qualidade de vida, a menor taxa de desemprego do país e pela região não sofrer tanto com os impactos econômicos das grandes metrópoles. 

 Acesse nossos imóveis disponíveis e mude-se para Santa Catarina. 

ChatGPT no Mercado Imobiliário

27 de fevereiro de 2023

ChatGPT ( Generation Pré-Trained Transformer) ou Transformador Pré-Treinado Generativo, é um chatbot avançado utilizado para criação de textos inteligentes e uma melhora na gestão de equipes pela otimização de tempo no atendimento à clientes e no marketing automatizado com o envio de mensagens personalizadas. 

A tecnologia chega como um grande passo para o mercado imobiliário, já que isso qualificaria ainda mais os processos internos como a coleta e análise de dados dos clientes, para elevar ainda mais as experiências dos usuários. Mas será que a ferramenta está ao alcance de entender a real necessidade dos clientes? 

O que mudaria? 

Praticamente a IA no mercado imobiliário seria de fato um marco importante, ela conseguiria realizar tarefas específicas semelhantes as dos Corretores Imobiliários, como criação de descritivos de anúncios mais “convincentes” para um determinado imóvel. Porém, ao mesmo tempo tiraria a responsabilidade dos próprios corretores de serem mais criativos e responsáveis pelos anúncios de apartamentos, casas ou terrenos. Os corretores também correm o risco de perder a chance de se desenvolverem ainda mais em análises e estatísticas, e na procura de entender a real necessidade do cliente, que muitas vezes nem o próprio compreende.

O ChatGPT é uma grande novidade, mas confiar 100% de que ela é capaz de ser mais convincente que os próprios corretores em analisar e prestar o melhor atendimento para os clientes, é retroceder no desenvolvimento pessoal e profissional na gestão de sua equipe imobiliária. 

 

Assine gratuitamente nosso newsletter e fique por dentro das principais novidades do mercado imobiliário.