Fatores de valorização imobiliária

Os fatores que vão valorizar ou desvalorizar seu imóvel possuem três fundamentos principais: custo, qualidade e utilidade. Porém, não existe ao certo uma fórmula pronta para conjugar esses fatores em fórmulas fixas, uma vez que essas análises devem ser feitas não somente pelos aspectos objetivos mas principalmente sob o ponto de vista social e econômico das pessoas a qual se destina cada imóvel.

Por isso trouxemos até você, 2 conceitos que podem auxiliar na valorização de sua casa, apartamento ou sala comercial.

Valorização e Desvalorização de Imóveis Urbanos;

A valorização e/ou desvalorização de um imóvel em área urbana não dependerá somente de sua localização, mas também de suas características físicas como: padrão de acabamento, estado de conservação das mobílias, idade do imóvel e dentre outros fatores. A localização é responsável pelos chamados "fatores extrínsecos" , as características físicas conhecida por "fatores intrísecos" e quando reunimos esses 2 juntos nós chamamos de " fatores de valorização".

Fatores Extrínsecos;

São independentes das características do terreno, eles dependem também de agentes externos que podem ser classificados em 3 grupos:

  • Valorização natural
  • Valorização artificial
  • Valorização legal

Valorização Natural: ela é proveniente do crescimento da população acompanhado frequentemente de seu maior poder aquisitivo e pelo crescimento do PIB Nacional. Admite-se que o índice é da ordem de 3% a 12% a.a , dependendo da região.

Valorização Artificial: depende da atuação dos poderes públicos na implantação de obras de urbanização, saneamento e paisagismo.

Valorização Legal: ela é decorrente de alterações introduzidas nas posturas municipais através dos Planos Diretores que avaliam o EIV e o EIA.

Fatores Intrísecos.

Já os fatores intrísecos são aqueles relacionados as características físicas do terreno e dependem de uma avaliação minuciosa de profissionais da área da corretagem, engenharia e topográfia, para saberem o real valor do imóvel em questão e quanto dele pode ser aproveitado.

Abaixo algumas características avaliadas;

  • Valorização pelo formato;
  • Valorização pelo estado de conservação;
  • Valorização pela profundidade;
  • Valorização pela topográfia;
  • Valorização pela orientação.

E ai, gostou do conteúdo e viu mais de perto como é feito o trabalho do pessoal da área imobiliária? Chame um de nossos corretores para auxiliar você na precificação e venda do seu imóvel.