Fatores de valorização imobiliária

24 de janeiro de 2023

Os fatores que vão valorizar ou desvalorizar seu imóvel possuem três fundamentos principais: custo, qualidade e utilidade. Porém, não existe ao certo uma fórmula pronta para conjugar esses fatores em fórmulas fixas, uma vez que essas análises devem ser feitas não somente pelos aspectos objetivos mas principalmente sob o ponto de vista social e econômico das pessoas a qual se destina cada imóvel.

Por isso trouxemos até você, 2 conceitos que podem auxiliar na valorização de sua casa, apartamento ou sala comercial.

Valorização e Desvalorização de Imóveis Urbanos;

A valorização e/ou desvalorização de um imóvel em área urbana não dependerá somente de sua localização, mas também de suas características físicas como: padrão de acabamento, estado de conservação das mobílias, idade do imóvel e dentre outros fatores. A localização é responsável pelos chamados "fatores extrínsecos" , as características físicas conhecida por "fatores intrísecos" e quando reunimos esses 2 juntos nós chamamos de " fatores de valorização".

Fatores Extrínsecos;

São independentes das características do terreno, eles dependem também de agentes externos que podem ser classificados em 3 grupos:

  • Valorização natural
  • Valorização artificial
  • Valorização legal

Valorização Natural: ela é proveniente do crescimento da população acompanhado frequentemente de seu maior poder aquisitivo e pelo crescimento do PIB Nacional. Admite-se que o índice é da ordem de 3% a 12% a.a , dependendo da região.

Valorização Artificial: depende da atuação dos poderes públicos na implantação de obras de urbanização, saneamento e paisagismo.

Valorização Legal: ela é decorrente de alterações introduzidas nas posturas municipais através dos Planos Diretores que avaliam o EIV e o EIA.

Fatores Intrísecos.

Já os fatores intrísecos são aqueles relacionados as características físicas do terreno e dependem de uma avaliação minuciosa de profissionais da área da corretagem, engenharia e topográfia, para saberem o real valor do imóvel em questão e quanto dele pode ser aproveitado.

Abaixo algumas características avaliadas;

  • Valorização pelo formato;
  • Valorização pelo estado de conservação;
  • Valorização pela profundidade;
  • Valorização pela topográfia;
  • Valorização pela orientação.

E ai, gostou do conteúdo e viu mais de perto como é feito o trabalho do pessoal da área imobiliária? Chame um de nossos corretores para auxiliar você na precificação e venda do seu imóvel.


Itajaí - Santa Catarina

20 de janeiro de 2023

Situada no litoral norte catarinense, a cidade peixeira conta com aproximadamente 291 mil habitantes e é considerada a 4ª mais populosa do estado de Santa Catarina. Itajaí é conhecida por sua belezas naturais e praias paradisíacas que recebem grande parte dos turístas na temporada de verão, porém não é só isso que faz a economia da cidade girar.

Separamos alguns outros fatores que fazem de Itajaí uma cidade atrativa e que trazem muitos moradores e investidores para a região.

LOGÍSTICA;

Considerada a 28ª economia do Brasil, Itajaí também é responsável pela 2ª maior movimentação de containers do país através do Porto da cidade, isso faz com que muitas empresas de logísticas nacionais e internacionais migrem para a cidade à procura de áreas de grande porte para a construção de galpões e instalação de matrizes, gerando assim mais empregos e elevando ainda mais a qualidade de vida da cidade.

SEGURANÇA;

Ocupando a 3ª posição no ranking de cidades mais seguras para se viver em Santa Catarina, Itajaí também é referência em governança e mobilidade. Sua alta segurança se dá através do trabalho eficiente de policiais militares, guardas municipais e do alto monitoramentos por câmeras 24 horas espalhadas por toda a região, deixando mais seguro o tráfego de pedestres e veículos.

INFRAESTRUTURA;

Itajaí é uma das cidades que mais empreende e que conta com uma das melhores infraestruturas de Santa Catarina. Um dos pontos fortes que vem ganhando cada vez mais destaque  é a área da construção civil, podemos ver uma ascenção muito rápida na cidade, chegando a ocupar o titulo de m² mais valorizado do Brasil.

E ai, tem dúvidas que investir e vir para Itajaí é uma das melhores coisas que você pode fazer?

Chame a gente no nosso WhatsApp que ajudamos você.

3 cidades para comprar imóveis em 2023

13 de janeiro de 2023

Com os acontecimentos desses últimos anos têm surgido muitas dúvidas diárias de qual é o momento ideal para se comprar o primeiro imóvel ou até mesmo estar adquirindo um para investimento.

A verdade é que não existe momento ideal, tempo certo ou à espera para uma oferta imperdível, mas se nos perguntassem qual seria a hora certa para se comprar um apartamento, casa ou até mesmo salas comerciais, esse momento seria o hoje. 

Imóveis sempre valorizaram durante o passar das décadas, até mesmo em tempos de inflação ou deflação o preço das casas e o custo para construir não diminuiu mais que 10%, isso se dá ao fato de que sempre há oferta e demanda por um tipo de imóvel. 

Seja para morar, abrir um negócio ou até mesmo tirar férias em um resort, sempre tem um imóvel por trás, e essa volatilidade da economia e da procura que faz a área imobiliária se valorizar cada vez mais.

Por isso separamos abaixo, 3 cidades para você estar investindo ou comprando seu primeiro imóvel.

Balneário Piçarras;

Com uma população de aproximadamente 25 mil habitantes, Balneário Piçarras figura o número de cidades que estão na mira dos investidores ou de quem está à procura do primeiro imóvel. Essa alta procura se deu após os índices de qualidade de vida da cidade apresentarem bons números e o preço dos imóveis estarem dentro do orçamento do consumidor, tanto que o ITBI da cidade deu um salto de R$ 3 milhões para R$ 20 milhões e a tendência é que o valor dos imóveis cresçam ainda mais.

Navegantes;

Navegantes vem ganhando cada vez mais a confiança de quem busca imóveis frente mar, a alta procura se deu após as praias da cidade ganharem bandeira azul e após o lançamento do projeto Viva Park Navegantes, bairro planejado com mais de 3 milhões de m².

Navegantes também é a cidade responsável por receber grande parte dos turistas que chegam a Santa Catarina através do aeroporto, com isso a prefeitura da cidade está buscando investir ainda mais na infraestrutura para aumentar a qualidade de vida da região. 

Itajaí;

Já conhecida por investidores por sua alta rentabilidade, Itajaí vai se destacando ainda mais em suas carteiras de investimentos, isso porque a cidade junto com Navegantes movimentam um dos maiores trades portuários do Brasil, atraindo e deslocando empresários da área de COMEX e investidores internacionais para dentro da cidade.

Itajaí agora contará também com lançamentos de lofts que prometem revolucionar o mercado imobiliário da região, além também de ser um excelente custo benefício.